terça-feira, 28 de outubro de 2008

Qual a diferença entre causas e factores precipitantes de Lúpus?

“… não existe ainda uma causa conhecida para o Lúpus, excepto para as (raras) formas que são causadas pela ingestão de fármacos específicos. As causas de Lúpus estão relacionadas com condições que dão origem a uma certa predisposição para uma pessoa ter a doença. Estas causas ou factores são de ordem genética, hormonal e ambiental, mas esta é uma questão ainda pouco esclarecida.

Os factores precipitantes são situações que evidenciam (ou”tornam visível”) os sintomas de Lúpus, ou seja, fazem com que a doença se manifeste em sintomas e sinais evidentes.

Estes factores podem ser divididos em duas categorias:

Endógenos(internos ou do próprio individuo): stress físico, cansaço excessivo, infecções, privação de sono, traumatismos, gravidez,…

Exógenos(externos): luz solar, luz fluorescente, stress emocional,…

sábado, 25 de outubro de 2008

Que pessoas são afectadas?

“O sexo feminino é oito vezes a dez vezes mais afectado (em relação ao sexo masculino), sobretudo em idades férteis, mas qualquer sexo pode ser afectado.

As idades mais frequentes para o inicio do Lúpus são entre os 18 anos e os 55 anos, mas esta doença pode iniciar-se em qualquer idade(crianças ou idosos).

Os familiares de doentes com doenças auto-imunes (Lúpus, tiróide, diabetes tipo 1, Síndrome de Sjogren, Síndrome de Hughes,…) têm maior probabilidades (risco) de serem afectados por estas doenças, ou seja, existe um predisposição familiar, mas o Lúpus não é considerada uma doença hereditária no sentido clássico do conceito.”

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

apresentação Clínica

Sintomas gerais


A fadiga costuma ser o primeiro sinal eminente. A maioria das pessoas apresenta febre contínua ou intermitente, perda de peso e mal-estar. Independente da forma clínica de manifestação, a grande maioria dos doentes tem períodos intensos intercalados por períodos de relativa melhora ou mesmo de inactividade.


Critérios da doença


O diagnóstico de LES é estabelecido quando 4 ou mais critérios dos abaixo relacionados estiverem presentes:


Eritema malar (vermelhidão característica no nariz e face), geralmente em forma de "asa de borboleta"

Lesões discóides cutâneas (rash discóide)

Fotossensibilidade

Úlceras orais e/ou nasofaríngeas, observadas pelo médico

Artrite não-erosiva de duas ou mais articulações periféricas, com dor, edema ou efusão

Alterações hematológicas (anemia hemolítica ou leucopenia, linfocitopenia ou plaquetopenia) na ausência de uma droga que possa produzir achados semelhantes

Anormalidades imunológicas (anticorpo antiDNA de dupla hélice, antiSm, antifosfolipídio e/ou teste sorológico falso-positivo para sífilis

Fator antinuclear (FAN) positivo

Serosite (pleurite ou pericardite)

Alterações neurológicas: convulsões ou psicose sem outra causa aparente

Anormalidades em exames de função renal: proteinúria (eliminação de proteínas através da urina) maior do que 0,5 g por dia ou presença de cilindros celulares no exame micrscópico de urina


Esse método diagnóstico tem uma especificidade de 95% e uma sensibilidade de 75%, de forma que, quando, no mínimo, quatro critérios forem preenchidos, em média 95 de cada 100 pacientes apresentará, de facto, lúpus eritmatoso sistémico. Entretanto, somente 75 de cada 100 pacientes com lúpus eritmatoso sistémico apresentaram positividade para 4 ou mais desses 11 critérios.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Acompanhamento...

A Cláudia foi fazer análises ao HGSA na terça feira(14 de Outubro).
Como sempre faz recolha de sangue em jejum e recolha duas horas após ter feito a medicação.

A médica e a Claudia falaram hoje ao telefone conforme combinado na terça feira. Os resultados das análises têm evoluído positivamente.
A médica pretende diminuir a dosagem da medicação, mas para já não “consegue” essa pretensão.

A Cláudia já recebeu a convocatória para efectuar a 2ª ressonância. Será dia 28.10.2008.
A consulta de ortopedia, onde irá ser analisada a ressonância e reavaliada a situação é no dia 04.11.2008.

A vamos ver qual foi a evolução desde ultima ressonância(03.08.2008). esta ressonância foi verificada na consulta de ortopedia no dia 03.10.2008.


Vamos aguardar…

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Tipos de Lúpus

Existem 3 tipos de Lúpus: o Lúpus Discóide, o Lúpus Sistêmico, e o Lúpus Induzido por Drogas.

Lúpus Discóide
É sempre limitado à pele. É identificado por inflamações cutâneas que aparecem na face, nuca e couro cabeludo. Aproximadamente 10% das pessoas Lúpus Discóide pode evoluir para o Lúpus Sistêmico, o qual pode afectar quase todos os órgãos ou sistemas do corpo.

Lúpus Sistêmico
Costuma ser mais grave que o Lúpus Discóide e, como o nome diz (sistêmico=geral), pode afectar quase todos os órgãos e sistemas. Em algumas pessoas predominam lesões apenas na pele e nas juntas, em outras podem predominar as juntas, rins, pulmões, sangue, em outras ainda, outros órgãos e tecidos podem ser afectados. Enfim, cada caso de Lúpus é diferente do outro.

Lúpus Induzido por Drogas
Também como o nome diz, ocorre como conseqüência do uso de certas drogas ou medicamentos. Os sintomas são muito parecidos com o Lúpus Sistêmico. Inclusive os próprios medicamentos para tratar o Lúpus, podem levar a um estado de Lúpus induzido. Por isso é preciso ter certeza absoluta do diagnóstico antes de tomar remédios perigosos.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Relato de Vanessa Costa

Vanessa Costa faz o seu relato, tem 28 anos, e vive em S. Paulo


Olá,
Encontrei o blog por acaso e hj resolvi contar um pouquinho de minha história.
Descobri q tenho lupus em 1992, hj estou com 28 anos e confesso q no início foi mto difícil. Tive nefrite lúpica, e de repente me tiraram tudo q eu amava. Eu amava me expor ao sol, me tiraram esse prazer, eu amava sentir doces e salgar meu paladar, me tiraram esses prazeres tb...Tive q tomar mtos remédios, inchei mto...Quase desisti de estudar...Toda vez q ficava estressada ou triste, o lupus voltava com tudo...Mesmo com ele, nunca desisti de meus objetivos, lutei, terminei o colégio, fui para a faculdade, terminei...Fiquei anos sem ter atividade do lupus. Comecei a namorar uma pessoa mto especial ( que estudou comigo desde a primeira série)...um anjo q Deus quis colocar na minha vida. Me casei, e me estressei mto com os preparativos da festa...resultado: Mais uma atividade...rs Cômico não? Triste? Talvez, depende do ponto de vista...Mas mesmo com o lupus em atividade, deixo claro que foi a melhor época da minha vida. Pq eu estava amando de novo...Amando de novo me expor ao sol, mesmo q na sombra rs, amando de novo comer todos os doces e salgados, mesmo que um belisquinho...amando viver e amando ser feliz. Hj to casada a três anos com um anjo enviado por Deus...e ano q vem vamos planejar um filho ou filha...é isso.
Quero q saibam que o lupus não comanda nossa vida...ele tá ai, despreze-o...brinque q ele não existe...seja uma eterna criança e sinta novamente os prazeres das pequenas coisas...como por exemplo, sentar numa sombra dum quiosque numa praia, e tomar uma água de coco gelada...

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Os Efeitos de Lúpus ao Nivel Ocular

“Lúpus eritematoso sistémico é uma doença muito complexa que pode afectar várias regiões do corpo, causando uma vasta gama de sintomas. Embora a forma de lúpus sistémico pode afectar virtualmente qualquer sistema de órgãos do corpo humano, a doença geralmente envolve impedimentos do olho. Em pacientes com lúpus, o globo ocular propriamente dito (globo ocular) são mais afectadas que a órbita ocular (olho socket).Quando a órbita ocular também é afectada, lúpus leva a sério inflamação da membrana conjuntivo, o tecido mole que cobre o globo ocular e o interior da tampa. As tampas podem também se tornar inchados e este tipo de doenças oculares muitas vezes envolve a ocorrência de edema local.

Lúpus comummente determina a ocorrência de "algodão hidrófilo spots", a nível da retina. As manchas são, de facto edematosa regiões da retina, ocorrendo como resultado de inadequado fluxo sanguíneo e, assim, pobre oxigenação do olho. Apesar do fato de que a ocorrência de "algodão hidrófilo spots" na retina não é um indicador directo do lúpus em pessoas de meia idade e idosos doentes, que revela claramente a presença da doença em pacientes jovens. Outra característica olho afectos ao lúpus envolvem deposição e acúmulo de células de gordura, ao nível da retina, diminuição do fluxo sanguíneo e mesmo arteriolar acentuada obstrução dos vasos sanguíneos dos olhos, o que muitas vezes determina perda da acuidade visual ou cegueira temporária.

Pacientes com diagnóstico de lúpus sistémico são frequentemente confrontados com cerato conjuntivite seca tão bem (também conhecido como o olho seco, síndrome), olho desordem que inflige predominantemente pessoas com doenças auto-imunes. Este tipo de olho desordem gera sintomas como pronunciada desconforto, inflamação, prurido e ardor ocular em nível, e muitas vezes leva a impedimentos da glândula lacrimal, resultando em diminuição lágrimas. Nas instalações do olho secura e inadequada circulação sanguínea, o olho rapidamente se torna inflamada e irritada, também aumenta o risco de infecções.

Quando ceratoconjuntivite seca é acompanhada de artrite e sintomas como secura das mucosas forros na boca e nariz, a doença é referida como Siogren's Syndrome. Quando lúpus sistémico determina impedimentos em nível cerebral, a doença provoca a deterioração do nervo óptico, nystagus (movimentos descontrolados dos olhos) e até mesmo cegueira total. A fim de evitar que o desenvolvimento deste tipo de complicações e para inverter os efeitos do lúpus no nível ocular, é imperativo para administrar o tratamento adequado, o mais rapidamente possível.”

domingo, 5 de outubro de 2008

Acompanhamento...

A Claudia teve a consulta em Ortopedia na sexta feira no HGSA.

Após verificação da ressonância efectuada em Agosto, não era muito conclusivo, e a pequena cirurgia que teria que fazer na anca, não teria garantia de sucesso.
Optaram por fazer outra ressonância, para o qual será convocada pelo HGSA para a realizar.

No dia 14 de Outubro tem consulta e realização de análises com a Dr.ª que a segue.

Entretanto já ficou marcada a consulta em ortopedia para dia 04 de Novembro.
No dia 04 de Novembro já terá a ressonância para ver se houve evolução ou não. Na consulta irá ser novamente reavaliada a situação.


Vamos aguardar…

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O que se vai fazendo lá por fora...

“Se ocorrer o diagnóstico precoce, principalmente na infância, pode haver a prevenção de inúmeras patologias na fase adulta como lúpus, diabetes, artrite, entre outras”, alerta o chefe do Departamento de Pediatria da FMB. “A imunologia da diabetes está atrelada a várias imunodeficiências. Actualmente, a medicina está voltada à prevenção do que vai ocorrer e isso oferece melhoria na qualidade de vida”, complementa Zuliani.


Fonte:
http://www.jcnet.com.br/editorias/detalhe_regional.php?codigo=140629